Profissionais de saúde de Várzea Alegre receberam nesta quarta-feira, 22 de novembro, capacitação para identificação de doenças raras.
Essa iniciativa, conforme a secretária de Saúde, Angelita Ferreira, amplia o nível de atuação de profissionais como Enfermeiros, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, entre outros profissionais da área, para, em casos de suspeitas de doenças raras, os pacientes tenham o correto encaminhamento e tratamento.
A capacitação teve à frente enfermeira-especialista, Christianne Karla. A capacitação deu mais ênfase à Mucopolissacaridose que compreende um conjunto de condições genéticas que afetam a produção de enzimas essenciais para a digestão de mucopolissacarídeos, também denominados glicosaminoglicanos. Estes últimos se acumulam nos órgãos e tecidos, resultando em implicações significativas para a saúde.
O acúmulo desses açúcares no organismo pode acarretar comprometimento em várias funções corporais, manifestando-se através de sintomas como aumento do fígado e baço, deformações nos ossos e articulações, distúrbios visuais e problemas respiratórios. Este cenário sublinha a complexidade e abrangência dos efeitos da mucopolissacaridose no organismo, destacando a importância do entendimento e gestão dessa condição genética.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira